- Home
- »
- Informações Financeiras
- »
- Guia de Modelagem
Guia de Modelagem
Receita Bruta
A principal atividade da Companhia é o beneficiamento, distribuição e comercialização de arroz, feijão, açúcar, e pescados enlatados, massas, café e biscoitos. Adicionalmente, também beneficia, distribui e comercializa outros grãos, dentre os quais ervilha, grão de bico, lentilha, milho de pipoca e proteína de soja. Além de outros grãos, em menor escala, a Companhia também gera energia elétrica a partir da casca do arroz, bem como comercializa óleo de arroz, azeites e presta serviços de irrigação, armazenamento e secagem de grãos.
O histórico de volumes e preços podem ser encontrados nas planilhas do início dessa seção. A Companhia conduz suas operações e reporta seus resultados em dois segmentos: (i) Alimentício Brasil: compreende as operações realizadas pelas unidades estabelecidas no Brasil, nas linhas de produtos de grãos, açúcar, pescados, massas, café, biscoitos e outras receitas; e (ii) Alimentício Internacional: compreende as operações realizadas pelas unidades estabelecidas no Uruguai, Chile, e Peru e Equador, na categoria de grãos e no Uruguai também com produtos saudáveis. No Segmento Alimentício Brasil, uma parte substancial das vendas é realizada no mercado interno brasileiro. No Segmento Alimentício Internacional, grande parte das vendas decorre de exportações por meio de nossa subsidiária uruguaia Saman e realizamos vendas no mercado interno do Chile, Peru e Equador.
Impostos sobre vendas e devoluções e abatimentos
O ICMS é um imposto de competência estadual e incide sobre a nossa receita bruta de vendas a alíquotas que variam entre 0% e 20%, de acordo com o tipo de produto e o Estado no qual esse produto é vendido. Nos últimos dois exercícios sociais os impostos sobre vendas representaram cerca de 14% da receita bruta.
As devoluções consistem dos produtos que vendemos aos nossos clientes e que nos são devolvidos em caso de avarias ou após a expiração dos respectivos prazos de validade. Os abatimentos consistem dos descontos que concedemos, caso a caso, somente aos nossos clientes, de acordo com negociações que se baseiam normalmente no volume de produtos vendidos, e qualidade e longevidade do relacionamento com cada cliente. Nos últimos exercícios sociais encerrados devoluções e abatimentos representaram cerca de 7% da receita bruta.
Receita Líquida
O histórico de preços líquidos por categoria também pode ser encontrado nas planilhas para suporte da modelagem da receita líquida. Tendo em vista a receita operacional líquida, a Companhia depende, principalmente, das atividades desenvolvidas no Brasil, sendo a dependência da Companhia das atividades desenvolvidas no exterior, menor.
Nos últimos exercícios sociais, as receitas decorrentes das vendas no Segmento Alimentício Brasileiro representaram cerca de 70% da receita líquida de vendas e serviços, enquanto as receitas decorrentes das vendas no Segmento Alimentício Internacional representaram cerca de 30% da receita líquida de vendas e serviços.
Destacamos abaixo o detalhamento da dinâmica por categoria:
Brasil
Alto Giro
Grãos:
Nos últimos exercícios sociais, o volume de grãos Brasil representou aproximadamente 40% do total. As principais marcas de grãos da Companhia, em termos de volume, incluem Camil e marcas de ocupação com relevância regional, como por exemplo Namorado (a partir de dezembro 2018, com a conclusão da aquisição da SLC Alimentos), Pop, Príncipe, Carreteiro e Tche. A maior representatividade se deve aos negócios de arroz, o qual nos últimos exercícios sociais, representou aproximadamente 35% do volume total. A safra do arroz ocorre uma vez ao ano, com colheita entre os meses de fevereiro e maio. A Companhia beneficia uma variedade de diferentes tipos de arroz para atrair maior número de consumidores e possui uma relação de longo prazo com os fornecedores de arroz com compras diárias/semanais a preços de mercado. Com relação ao volume de feijão, este representou aproximadamente 5% do total. O feijão possui três safras por ano, que são colhidas em março, agosto e novembro e possui um histórico de volatilidade de preços. A Companhia possui um relacionamento de longo prazo com seus produtores, com compras diárias a preços de mercado.
A Companhia também atua com outros grãos e linha de prontos comercializados, como grãos especiais, biscoito de arroz, linha de produtos prontos e outros produtos de alto valor agregado. Os grãos especiais são compostos por ervilha, grãos de bico, lentilha, milho, soja e canjica. Esses produtos, apesar de possuírem uma margem muito positiva, possuem uma menor representatividade na receita
Açúcar: Nos últimos exercícios sociais, o volume de açúcar representou aproximadamente 25% do total. O fornecimento de açúcar é feito por meio de um contrato de fornecimento de longo prazo com volumes e preços de mercado pré-acordados com um fornecedor estratégico. A marca União está presente também nos segmentos de açúcar orgânico, adoçante de sucralose, açúcar especial para culinária, massa para bolos, entre outros.
Alto Valor
Pescados: Nos últimos exercícios sociais, o volume de pescados representou aproximadamente 2% do total. A Companhia possui processamento de peixes enlatados localizados estrategicamente em Navegantes, Santa Catarina. Adicionalmente, a Companhia produz molhos e patês derivados do atum e sardinha para comercialização. O suprimento de pescados para venda no mercado local é feito por uma base fragmentada de fornecedores e complementada por importações. As principais marcas de pescados da Companhia são Coqueiro (marca principal) e Pescador (marca de ocupação).
Massas: Líder no segmento de massas em Minas Gerais, a Santa Amália passou a integrar o portfólio de marcas da Camil Alimentos ao final de 2021, introduzindo a Companhia na categoria de massas no Brasil. O exercício de 2022 (encerrado em fevereiro de 2023) foi o primeiro exercício anual completo a registrar os volumes e resultados da categoria para o grupo Camil.
Café: Em 2021, a Camil anunciou sua entrada no mercado de café torrado e moído no Brasil, com as marcas Café Bom Dia e Seleto (marcas de ocupação) e lançamento do café com a marca de alto renome União. O lançamento e início da operação do café se deu ao final de março de 2022, com produção estrategicamente localizada em Varginha (MG). O exercício de 2022 (encerrado em fevereiro de 2023) foi o primeiro exercício anual completo a registrar os volumes e resultados da categoria para o grupo Camil.
Biscoitos: Em 2022 a Camil anunciou a entrada na categoria de Biscoitos com a aquisição da Mabel, juntamente do licenciamento da marca Toddy para cookies. O exercício de 2023 (que se encerra em fevereiro de 2024) foi o primeiro exercício anual completo a registrar os volumes e resultados da categoria para o grupo Camil.
Internacional
Uruguai: Nos últimos exercícios sociais encerrados, o volume do Uruguai representou aproximadamente 25% do total. A Saman é líder uruguaia em exportação de arroz. Em 2022, a Companhia iniciou a estratégia de diversificação de categorias para as operações internacionais, com a entrada no mercado de produtos saudáveis no Uruguai pela aquisição da empresa Silcom.
Chile: No Chile, nos últimos exercícios sociais encerrados, o volume representou aproximadamente 4% do total. Com as marcas Tucapel e Banquete, a operação chilena é voltada para o atendimento do mercado local. A Tucapel trabalha com diferentes tipos de produtos além do carro chefe, o arroz. Entre eles, legumes (feijão, ervilha, grão de bico e lentilha), risotos e biscoitos de arroz.
Peru: Nos últimos exercícios sociais encerrados, o volume do Peru representou 4% do total. No Peru, a Companhia está presente com a Costeño, por meio da comercialização de diversos produtos, os principais sendo arroz branco e especiais.
Equador: Em 2021, a Camil anunciou sua entrada no Equador, com liderança na categoria de vendas de arroz envelhecido no país com a marca Rico Arroz pela empresa Dajahu. O exercício de 2022 (encerrado em fevereiro de 2023) foi o primeiro exercício anual completo a registrar os volumes e resultados da categoria para o grupo Camil.
Custo dos Produtos Vendidos
Os principais insumos utilizados no processo produtivo da Companhia e suas controladas são commodities agrícolas, cujos preços sofrem flutuações em função das políticas públicas de fomento agrícola, sazonalidade de safras e efeitos climáticos. Nossos custos das vendas e serviços compreendem, portanto, principalmente, no custo com matérias primas, que consistem de arroz em casca, feijão, açúcar, pescados, trigo, café e materiais de embalagem e auxiliar. Nosso custo com matérias primas é o custo mais representativo do nosso custo das vendas e serviços, representando cerca de 85% dos custos das vendas e serviços.
Nos últimos exercícios sociais, o custo das vendas e serviços representou aproximadamente 75-80% das receita líquida dos períodos.
Despesas
Nossas despesas operacionais incluem, principalmente, despesas com vendas, despesas gerais e administrativas, resultado de equivalência patrimonial e outras despesas operacionais.
Nossas despesas com vendas consistem de custos com frete, marketing e outras despesas diretamente relacionadas com a venda dos nossos produtos, concentrando em grande parte nossas despesas variáveis. Nos últimos exercícios sociais, as despesas com vendas representaram cerca de 10% da receita líquida do período.
Nossas despesas gerais e administrativas referem-se, basicamente, às despesas com pessoal, viagens, honorários e outras despesas gerais e administrativas, concentrando em grande parte nossas despesas fixas. Nos últimos exercícios sociais, as despesas gerais e administrativas representaram aproximadamente 5% da receita líquida do período.
EBITDA
O EBITDA e a Margem EBITDA são indicadores financeiros utilizados para avaliar o resultado de empresas sem a influência de sua estrutura de capital, de efeitos tributários, outros impactos contábeis sem reflexo direto no fluxo de caixa da empresa, e outros itens não usuais ou que não são decorrentes de suas operações principais. Entendemos que é a medida apropriada para a correta compreensão da condição financeira e desempenho da Companhia. Nos últimos dez exercícios sociais, a margem EBITDA da Camil como percentual da Receita Líquida de vendas e serviços variou entre 8% e 11%, mesmo nos cenários de desaquecimento econômico e alta da inflação na América Latina.
Resultado Financeiro
As principais despesas financeiras são juros incidentes sobre o endividamento e variação cambial sobre transações comerciais em outras moedas. As principais receitas financeiras são rendimento de aplicações financeiras.
Imposto de Renda e Contribuição Social
No Brasil, a tributação sobre o lucro compreende o imposto de renda e a contribuição social. A provisão para imposto sobre a renda (IRPJ) e contribuição social (CSLL) está relacionada ao lucro tributável dos exercícios, sendo as alíquotas para IRPJ de 25% CSLL de 9% sobre o lucro tributável. No Uruguai a alíquota é de 25%, no Chile de 27%, na Argentina 35% e no Peru 29,5%, sendo que no Brasil esses resultados são tributados de acordo com a MP 2.159-70/2001 e da Lei nº 12.973/14.
A alíquota da Companhia é impactada em alguns períodos em função de exclusões relativas ao reconhecimento de subvenção de ICMS e pagamento de Juros sob Capital Próprio, medida iniciada pela Companhia em dezembro de 2017.
Atualizado em 12/09/2024 às 03:27