Pesquisa

Linha do tempo

Jairo Quartiero deja el
seminario y se hace camionero
en la ciudad de Itaqui, en Rio
Grande do Sul, transportando
arroz a la ciudad de São Paulo.

Início

1963

Alquilamos el primer galpón
para comprar y revender
arroz de diversas marcas,
fortaleciendo la migración del
cultivo del grano de la región
central para el sur del país.

Primer galpón

1971

Fuimos los pioneros
en comercializar
arroz en envases
plásticos de 5kg, atendiendo
a una demanda de los
consumidores.

Innovación

1974

Fuimos los pioneros
en comercializar
arroz en envases
plásticos de 5kg, atendiendo
a una demanda de los
consumidores.

Llegada a São Paulo

1975

Ampliamos nuestras
actividades implantando
nuestro primer molino de arroz,
también en la
ciudad de São Paulo.

Primer molino

1985

Ahora el plato está
completo: los negocios
se expanden con la a
comercialización de frijoles
con la marca Camil.

Arroz con frijoles

1987

Nos convertimos en una S/A
y, con nuevas adquisiciones,
nos consolidamos
como la maior
empresa de
arroz do Brasil.

¡Mucho gusto, S/A!

1996

Nuestra internacionalización comienza
con la compra de la uruguaya Saman,
líder de mercado en el país.

Más allá de la frontera

2007

Con destaque en el
beneficiado de arroz chilenom Tucapel
empieza a formar parte de la familia Camil.

Llegamos a Chile

2009

Adquirimos el complejo
industrial maranhense
BB Mendes, añadiendo
a nuestro portafolio
las marcas Bom
Maranhense y Mais Saboroso.

Nuevas adquisiciones

2010

El mar trae novedades:
Coqueiro llega para sumar
y diversificar nuestra oferta
de productos.

Marea alta con Coqueiro com Coqueiro

2011

Estamos felices con
un integrante más en la
familia: União, la marca
que conquistó a todos
los brasileños.

Dulce unión

2012

Atentos al mercado internacional,
compramos la argentina Loma
Alimentos, que tiene como destaque
el arroz blanqueado orgánico.

¡Hola, hermanos!

2013

Lanzamos la nueva marca corporativa,
que trasparece nuestros valores:
Responsabilidade, Empreendedorismo,
Proximidad, Confianza y Entusiasmo.
El año marca también nuestra mudanza
de dirección para la actual sede.

2017

Histórico

Com mais de 50 anos de história, a Camil é uma das maiores empresas de bens de consumo no setor de alimentos no Brasil e da América do Sul, detendo posições de liderança nas categorias e países em que atua.

A Camil Alimentos iniciou sua trajetória no mercado nacional como uma cooperativa de produtores de arroz no ano de 1963, no Rio Grande do Sul, época em que se deu a migração do cultivo de arroz do centro-oeste para o sul do Brasil, devido à sua maior produtividade nesta região. Fomos pioneiros na distribuição e comercialização do arroz de 5kg em embalagens plásticas – uma revolução no mercado do setor. Na mesma década, expandimos nossas operações ao inaugurar nosso primeiro centro de armazenamento, distribuição e atendimento ao cliente em São Paulo – SP.

A partir dos anos 90, a Camil buscou se consolidar através de sua expansão comercial com a entrada em novos mercado, marcando especialmente a entrada na categoria de feijão, transferência da sede do Rio Grande do Sul para São Paulo e admissão de um fundo de private equity norte-americano no capital da Companhia (entrada do TCW).

Dos anos 2000 em diante, a estratégia da Companhia passou a ser de expansão via aquisições, em adição ao seu crescimento orgânico, além do foco em transações internacionais e diversificação do portfólio de categorias no Brasil, representado principalmente pela chegada da União e da Coqueiro ao grupo de marcas da Camil.

Dando continuidade ao crescimento e expansão, a Camil realizou sua abertura de capital na B3 em setembro de 2017 no Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa da B3 sob o ticker CAML3. Além dos recursos levantados no IPO, ainda com relação à captações e transações no mercado de capitais, a Companhia realizou um trabalho de gerenciamento do endividamento com emissões de Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs) a taxas inferiores ao CDI entre 2016 e 2019, o que permitiu com que a Camil reduzisse seu custo de dívida e melhorasse o perfil de liquidez e amortização.

 

Além das tradicionais linhas de grãos, com o passar dos anos, apresentamos um histórico consistente de crescimento e ampliação de nossa participação de mercado no setor de alimentos no Brasil e na América do Sul, tanto com crescimento orgânico, quanto por meio de aquisições estratégicas com diversificação de nossa atuação geográfica e categorias de produtos.

Atualmente, o portfólio diversificado de marcas tradicionais, consolidadas e com reconhecimento pelos consumidores, permite a ocupação de posições de liderança nos mercados de atuação da Camil. Lideramos rankings e possuímos participações relevantes nos mercados de arroz do Brasil, Uruguai, Chile, Peru, e Equador além de expressivas participações no mercado de açúcar, pescados enlatados, massas, e mais recentemente, a entrada na categoria de café no no Brasil. Seguimos focados no crescimento pautado pela combinação de crescimento e consolidação de mercado e expansão para novas categorias e geografias.

 

Propósito e Valores
Sobre a Camil

Com mais de 50 anos de história, a Camil Alimentos é uma das maiores empresas de bens de consumo no setor de alimentos no Brasil e da América do Sul, detendo posições de liderança nas categorias e países em que atua. Suas atividades incluem a industrialização, comercialização e distribuição de grãos (principalmente arroz e feijão), açúcar, pescados enlatados (sardinha e atum), massas e café por meio de marcas com forte reconhecimento e líderes em participação de mercado no Brasil, Uruguai, Chile, Peru e Equador.

Com um portfólio diversificado de marcas tradicionais, consolidadas e com reconhecimento pelos consumidores, a Camil ocupa posições de liderança nos mercados de atuação, além de expressivas participações no mercado de grãos, açúcar, pescados, massas e café no Brasil.

A Camil possui 31 unidades de processamento e 16 centros de distribuição na América do Sul. São 15 unidades industriais no Brasil que atendem os segmentos de grãos (11), açúcar (1), pescados (1), massas (1) e café (1). Fora do Brasil, a Camil possui 15 plantas para beneficiamento de grãos no Uruguai (9), no Chile (2), no Peru (4) e no Equador (1). No Brasil, a Camil atende uma vasta rede de clientes, por meio de sua força de vendas e plataformas de distribuição, que também permite que os produtos estejam presentes em aproximadamente 300.000 pontos de venda, de acordo com a Nielsen. Adicionalmente, a Companhia exporta produtos para mais de 60 países.

A Camil apresenta um histórico consistente de crescimento e ampliação de participação de mercado no setor de alimentos no Brasil e na América do Sul, tanto com crescimento orgânico quanto por meio de aquisições estratégicas, com diversificação de nossa atuação geográfica e categorias de produtos.

A Camil atua em mercados relevantes no setor de alimentos na América do Sul, nos quais acredita haver uma perspectiva positiva, suportada pela retomada do crescimento econômico, aumento da população e fortalecimento de tendências favoráveis nos hábitos de consumo.

Operações Camil

O segmento alimentício Brasil compreende as operações da Camil realizadas pelas unidades estabelecidas no Brasil, nas linhas de produtos de grãos, açúcar, pescados, massas e café.

Com presença marcante nas 5 regiões brasileiras, a empresa se beneficia com a proximidade dos centros de consumo em ganhos logísticos e maior eficiência na distribuição de produtos. Além de exportar para 60 países ao redor do mundo, a empresa possui operações em países estrangeiros: Uruguai, Chile, Peru e Equador.


Atualizado em 04/02/2022 às 08:22