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Estratégia

A estratégia da Camil é fortalecer a nossa posição de consolidador no setor de alimentos da América do Sul, que acreditamos ser fruto de nosso modelo de negócio baseado em um amplo portfólio de marcas líderes em diversas categorias de produtos e plataforma sólida de distribuição nas regiões onde operamos, aliado à gestão eficiente de nossas operações. Os principais elementos de nossa estratégia são baseados em:

Ampliar nossa liderança de marcas e participação no mercado brasileiro de arroz e feijão

Nos últimos anos, aumentamos significativamente nossa participação no mercado de arroz no Brasil, representando um market share de 9%¹ no mercado. Esse mercado é altamente fragmentado e tem se direcionado à consolidação. Na região metropolitana de São Paulo, maior centro consumidor do Brasil, nossa participação no mercado de arroz é de +39%¹.

Pretendemos utilizar nossa posição de liderança já consolidada no mercado de São Paulo, a força de nossa marca líder “Camil”, nossa sólida estrutura de distribuição e a experiência bem-sucedida em aquisições e integração de diferentes operações, assim como nosso portfólio completo de produtos, para crescer nas regiões onde já atuamos, ampliando nossa liderança no mercado brasileiro de arroz e feijão. Também trabalhamos no ganho de participação em regiões onde possuímos participação de mercado com pouca relevância, como o interior de São Paulo, Nordeste, Minas Gerais e Goiás.

1Fonte: Scanntech

Continuar a expandir nossas operações no Brasil e demais países onde atuamos

Suportados por nossas atuais plantas industriais, pelas sinergias e ganhos de escala proporcionados pela força de nossas marcas e abrangência de nossa plataforma de distribuição, pretendemos manter nosso crescimento orgânico expandindo nossa atuação nas categorias de produtos e regiões em que já operamos, aumentando a nossa eficiência operacional.

No Brasil, nosso posicionamento na categoria de grãos com a marca “Camil”, açúcar e café com a marca “União”, pescados enlatados com a marca “Coqueiro” e massas com a marca “Santa Amália” e biscoitos com a marca “Mabel” nos coloca em uma posição privilegiada para executarmos o crescimento esperado. Além do crescimento em ganhos de participação nas regiões onde já atuamos, nossas marcas nos possibilitam a oportunidade de utilização em outros segmentos que tenham afinidades com o mercado, como por exemplo na categoria de açúcar por meio da marca “União”, o qual desenvolvemos um portfólio de café e outros produtos como adoçantes e massas para bolo na parte de adoçados.

No internacional, no Peru, onde aproximadamente 85% da comercialização de arroz ainda é feita a granel, dada a nossa liderança absoluta no mercado de arroz empacotado no país, podemos nos beneficiar da crescente migração da comercialização a granel para produtos empacotados. No Chile, nosso posicionamento e crescimento de rentabilidade com produtos reconhecidos no mercado e de maior valor agregado nos permitem ocupar uma posição privilegiada para crescimento das operações atuais e continuar com a expansão de novas linhas de produtos e categorias. No Equador e Uruguai, nos preparamos para expandir dentro da estratégia comercial no mercado interno e sinergias apuradas com nossas novas aquisições e seguimos avaliando oportunidades de crescimento e expansão.

Ampliar nosso portfólio de marcas e produtos em novas categorias com potencial de crescimento mediante aquisições seletivas e estratégicas

Temos a intenção de aplicar nossa comprovada capacidade de identificar, adquirir e integrar operações e ativos estratégicos na expansão de nosso portfólio de marcas e produtos no Brasil e na América do Sul, seja por aquisições, projetos brownfield ou aquisições de marcas, dando preferência para líderes em top of mind e market share.

Pretendemos buscar a extensão de linha de nossos produtos mediante aquisições de empresas ou ativos que atuem em mercados de produtos alimentícios de mercearia seca não-perecíveis, com potencial de crescimento que apresentem sinergia com aquelas de nosso atual portfólio e agreguem ganhos de escala ao nosso modelo de negócio.

Fortalecer nossa plataforma de suprimentos, distribuição e vendas e manter nossa administração operacional eficiente

Nossa atividade depende de uma plataforma de distribuição ampla e estruturada. Pretendemos continuar investindo no treinamento e capacitação de nosso time de vendas, assim como no fortalecimento de nossa estrutura de vendas e distribuição. Administramos nossas atividades de forma eficiente, integrada e com baixo custo. Pretendemos ampliar nossa eficiência por meio de ganhos de escala na cadeia de suprimentos e logística e por meio da ampliação da nossa cobertura e presença nas regiões em que atuamos. Pretendemos reforçar nossas parcerias com grandes e médios varejistas para promoções e outras ações de marketing e adotar uma estratégia logística diferenciada, aliando nossa estratégia de marketing e comunicação com a distribuição eficiente de nossos produtos.

A Companhia também foca em identificar, adquirir e integrar com sucesso estruturas e operações novas ao nosso modelo de negócio, de forma rápida e com aumento de eficiência operacional, mediante aproveitamento de sinergias, racionalização de custos e despesas e economias de escala à medida que mais marcas, produtos, centros de distribuição e plantas foram incluídos em nosso modelo de negócio. Acreditamos que nossa ampla e comprovada experiência adquirida nesses processos confere uma posição única para não somente identificar corretamente possíveis aquisições como, principalmente, para integrá-las rapidamente a nosso modelo de negócio, proporcionando esses ganhos de escala e eficiência.

Vantagens Competitivas

Nossas vantagens competitivas são baseadas em:

Marcas líderes e de forte reconhecimento no setor de alimentos na América do Sul

A Camil possui um portfólio de marcas líderes em diversas categorias de produtos, resultado de sua experiência, sólida estratégia de marketing, know-how e abrangência nacional nos países nos quais atua.

No Brasil, a Camil ocupa a 1ª posição no mercado de arroz com uma participação de 9%¹. Em feijão, ocupa a 2ª posição em termos de participação de mercado, com 4%¹ de market share. No mercado de açúcar refinado também é líder no Brasil, com uma participação de mercado de 39%¹. No mercado de pescados enlatados, ocupa a 2ª posição em termos de participação de mercado para sardinha e atum, com 38%¹ e 29%¹, respectivamente. No mercado de massas, ocupa o 1º lugar em market share na região de Minas Gerais, com 31%¹ de market share na região (e de 6%¹ no Brasil). Em café, a Companhia possui 2%¹ de participação de mercado no Brasil e 3%¹ de participação no mercado de Biscoitos no Brasil.

No Uruguai, a marca de arroz Saman é a primeira em termos de participação de mercado com 48%². No Chile, a Tucapel ocupa a 1ª posição no mercado de arroz com uma participação de 30%³. No Peru, também ocupa a 1ª posição no mercado de arroz empacotado com uma participação de 29%4 com a marca Costeño. No Equador, a Dajahu detém 9% de market share no mercado de arroz envelhecido, com liderança nesse mercado no país.

As marcas de propriedade da Camil possuem tradição e amplo reconhecimento por consumidores em suas respectivas categorias de produtos e regiões onde opera, o que permite que a Camil obtenha um prêmio no preço de seus produtos em relação aos competidores. Em açúcar por meio da marca União e em arroz por meio da marca Camil no Brasil, por exemplo, esse prêmio atinge em média 15% e 5%, respectivamente.

Fonte: 1) Scanntech; 2) Informe comission sectorial de arroz 2023; 3) Nielsen Scantrack Chile; 4) Lock & Associados, Canal Supermecados 2023

Plataforma de distribuição com ampla capilaridade e sólido relacionamento com nossos clientes

A plataforma de distribuição da Camil lhe confere ampla capilaridade e cobertura nos mercados onde operam, permitindo que a distribuição dos produtos seja realizada de maneira eficiente, com economias de escala, agilidade, flexibilidade e, consequentemente, proximidade e acesso a um maior número de clientes dos mais variados perfis e portes. Referida plataforma de distribuição já consolidada pode beneficiar a Camil tanto para incluir novos produtos, quanto para expandir áreas geográficas de atuação, o que a posiciona de maneira diferenciada para aproveitar o potencial de crescimento orgânico e de consolidação em curso no setor de alimentos no Brasil e na América do Sul.

Modelo de negócio sólido e resiliente

O modelo de negócio da Camil é baseado em três pilares. O primeiro é seu amplo portfólio de marcas líderes em diversas categorias de produtos; o segundo, a sólida plataforma de distribuição com abrangência geográfica e de mercado consumidor; e o terceiro, o foco operacional nas fases da cadeia produtiva de maior valor agregado, principalmente beneficiamento, processamento, empacotamento e comercialização. Este posicionamento na cadeia produtiva, junto com o amplo portfólio de diversos produtos e marcas, reduz a exposição da Camil à volatilidade de preço e volume, o que a permite repassar as variações de custos aos preços finais de seus produtos, ainda que sob condições econômicas adversas.

Capacidade comprovada de identificar, adquirir e integrar com sucesso aquisições

Nos últimos 20 anos, a Camil implementou uma estratégia bem-sucedida de expansão por meio de aquisições estratégicas, tanto no mercado doméstico quanto no mercado internacional, a fim de ampliar seu portfólio de marcas, categorias de produtos e áreas de atuação geográfica. No Internacional, a partir de 2007, expandiu as operações de arroz para Uruguai, Chile, Peru e Equador. No Brasil, agregou ao seu portfólio, além da categoria de grãos, as categorias de pescados enlatados com as marcas Coqueiro e Pescador, açúcar com a marcas União, além de outras de relevância regional, categoria de massas com a aquisição da Santa Amália, o lançamento de café, com investimento na Café Bom Dia e lançamento do café com a marca União, seguindo na sinergia com trigo, tivemos a entrada na categoria de biscoitos com a aquisição da Mabel. Todas as aquisições reforçam o espírito empreendedor e crescimento estratégico através da soma de sinergias com a entrada em novos países e categorias. O aprimoramento industrial, blend de produtos e capacidade de precificação fazem com que as empresas adquiridas pela Camil tenham significativo crescimento de qualidade e presença no mercado.

As diversas aquisições estratégicas que realiza contribuíram significativamente para o incremento do resultado da Camil devido, principalmente, à capacidade de identificar, adquirir e integrar com sucesso estruturas e operações novas ao seu modelo de negócio, de forma rápida e sem prejudicar a qualidade e competitividade das demais marcas e produtos. O processo de integração da Camil permitiu alcançar aumento de eficiência operacional nas empresas adquiridas, mediante aproveitamento de sinergias, racionalização de custos e despesas e economias de escala à medida que mais marcas, produtos, centros de distribuição e plantas foram incluídos em seu modelo de negócio. A ampla e comprovada experiência adquirida nesses processos da Camil confere uma posição única para não somente identificar corretamente possíveis aquisições como, principalmente, para integrá-las rapidamente ao modelo de negócio, proporcionando ganhos de escala e eficiência. A diversidade de negócios, além de reduzir o risco e aumentar a sinergia estrutural e de custos, permite maior expertise em diferentes modelos de distribuição, suprimentos e maior força junto ao trade marketing, por meio de iniciativas de cross selling.

Histórico de boas práticas de governança corporativa e administração profissionalizada

A Camil possui uma administração experiente e profissionalizada e apresentamos historicamente padrões de governança corporativa que a diferencia nos mercados em que atua. Desde 2008, possui um Conselho de Administração composto por membros independentes e é auditada por reconhecida empresa de auditoria há mais de 20 anos. No final da década de 90, a Camil teve nosso primeiro contato com um fundo de private equity e, desde 2011, teve fundos de private equity como acionistas relevantes, atuando em conjunto com os controladores nas decisões estratégicas da Camil. Como resultado da experiência de convivência com investidores, a Camil desenvolveu um modelo de gestão e governança ágil, transparente e eficiente que permitiu implementar suas estratégias com profissionalismo, precisão e segurança. Em 2022, o Conselho de Administração da Companhia era composto por 71% dos seus membros considerados independentes, e duas mulheres na composição que conferiu o selo Women on Board para a Companhia no período.


Atualizado em 22/08/2024 às 12:51