- Home
- »
- Timeline
Timeline
Com mais de 50 anos de história, somos uma das maiores empresas de bens de consumo no setor de alimentos no Brasil e da América do Sul, detendo posição de liderança nos segmentos e países em que atuamos. Nossas atividades incluem a industrialização, comercialização e distribuição de grãos (principalmente, arroz e feijão), açúcar e pescados enlatados (sardinha e atum, incluindo molhos e patês) por meio de marcas com forte reconhecimento e líderes em participação de mercado no Brasil, Uruguai, Chile e Peru.
Nosso portfólio diversificado de marcas tradicionais, consolidadas e com reconhecimento pelos consumidores, nos permite ocupar posições de liderança em nossos mercados de atuação, além de expressivas participações no mercado de açúcar e pescados enlatados no Brasil.
Possuímos 29 unidades de processamento e também 18 centros de distribuição na América do Sul. Temos 14 unidades industriais no Brasil que atendem os segmentos de grãos, açúcar e processamento de pescados. Fora do Brasil, possuímos 8 plantas para beneficiamento de grãos no Uruguai, 3 no Chile, 3 no Peru e 1 na Argentina. Nossa capacidade de produção anual é de 1.760 mil toneladas de grãos, 727 mil toneladas de açúcar e cerca de 60 mil toneladas de pescados. No Brasil, atendemos aproximadamente 20.000 clientes por meio de nossa força de vendas e plataformas de distribuição, que também permite que nossos produtos estejam presentes em, aproximadamente, 285.000 pontos de venda, de acordo com a Nielsen. Adicionalmente, exportamos nossos produtos para mais de 50 países.
Apresentamos um histórico consistente de crescimento e ampliação de nossa participação de mercado no setor de alimentos no Brasil e na América do Sul, tanto com crescimento orgânico quanto por meio de aquisições estratégicas por meio da diversificação de nossa atuação geográfica e categorias de produtos.
Atuamos em mercados relevantes no setor de alimentos na América do Sul, nos quais acreditamos haver uma perspectiva positiva, suportada pela retomada do crescimento econômico, aumento da população e fortalecimento de tendências favoráveis nos hábitos de consumo. Atualmente, possuímos operação nas categorias de Grãos, Açúcar e Pescados.
Propósito
Acreditamos que cada pessoa faz a diferença na vida de alguém e existimos para alimentar relações que trazem mais sabor para o dia-a-dia
Valores
Queremos que todos que tenham relacionamento com a Camil entendam nossos valores e próposito. Para tanto, acreditamos ser fundamental que:
- Confiança: Honramos nossos compromissos com seriedade e disciplina. Valorizamos a transparência em nossas relações e por isso, conquistamos respeito e confiança.
- Empreendedorismo: Acreditamos na soma da vontade de quem sonha com o esforço e coragem de quem realiza. Esta é a força motriz para empreender e crescer com rentabilidade.
- Entusiasmo: Expressamos alegria, vitalidade e energia em nosso dia-a-dia. Assim, inspiramos as pessoas
- Proximidade: Construímos fortes parcerias como forma de estabelecer relações profundas e perenes com todos aqueles que convivem conosco: nossos consumidores, clientes, colaboradores e fornecedores.
- Responsabilidade: Priorizamos a ética e alta qualidade em TUDO o que fazemos. Desta forma, buscamos garantir a sustentabilidade do nosso negócio e meio ambiente, para além dos resultados.
Com mais de 50 anos de história, a Camil é uma das maiores empresas de bens de consumo no setor de alimentos no Brasil e da América do Sul, detendo posições de liderança nos segmentos e países em que atua.
A Companhia iniciou suas atividades no ano de 1963, no Rio Grande do Sul, época em que se deu a migração do cultivo de arroz do centro-oeste para o sul do Brasil, devido à sua maior produtividade nesta região. Na década de 70, a Companhia expandiu suas atividades para o estado de São Paulo.
Já na década de 80, a Companhia começou a empacotar e comercializar arroz sob a marca Camil, abrindo o seu primeiro centro de distribuição em São Paulo. A década de 90 foi marcada pela (i) expansão comercial da Companhia com a entrada em novos mercados, como o feijão; (ii) transferência da sede do Rio Grande do Sul para São Paulo; e (iii) admissão de um fundo de private equity norte-americano no capital da Companhia (TCW).
A partir do ano 2000, a estratégia da Companhia passou a ser de expansão via aquisições, em adição ao crescimento orgânico da Companhia com a assunção do controle da Companhia pela família Quartiero.
A Companhia possui um sólido histórico de aquisições, iniciado a partir de 2001 com a aquisição das marcas Pai João e Príncipe, líderes no Ceará e Rio de Janeiro, respectivamente, e aquisições de unidades industriais localizadas em Recife, Camaquã e próximo ao Rio Grande, além de Centros de Distribuição nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
A estratégia de diversificação internacional começou, em 2007, por meio da aquisição da Saman no Uruguai, líder de mercado e maior exportador de arroz uruguaio, seguida da aquisição da Tucapel no Chile em 2009, atualmente a marca líder de vendas e share of mind. Em 2011, adquirimos a Costeño no Peru e em 2014, a marca Paisana, respectivamente primeira e segunda maiores marcas de arroz empacotado no país, consolidando a liderança nesta categoria.
Em 2011, a Companhia iniciou uma estratégia de diversificação de portfólio no Brasil com a entrada no mercado de pescados enlatados (sardinha e atum), por meio da compra das sociedades detentoras das marcas Coqueiro, Pescador e Alcyon. Já no mercado de açúcar, em 2012, a diversificação foi realizada por meio da compra da empresa detentora das marcas União e Da Barra, viabilizada pela injeção de capital com a entrada do fundo de investimento de private equity da Gávea Investimentos.
Em 2016, um fundo de investimento de private equity gerido pela Warburg Pincus adquiriu a participação societária detida pelo Gávea Investimentos na Companhia, ocupando dois assentos no Conselho de Administração da Companhia e reforçando o compromisso da Camil com altos padrões de governança corporativa.
Atualmente, a Companhia possui atuação no Brasil, Uruguai, Chile, Peru e Argentina. O portfólio diversificado de marcas tradicionais, consolidadas e com reconhecimento pelos consumidores, permite a ocupação de posições de liderança nos mercados de atuação da Camil. Lideramos rankings e possuímos participações relevantes nos mercados de arroz do Brasil, Uruguai, Chile e Peru, além de expressivas participações no mercado de açúcar e pescados enlatados no Brasil.
Atualizado em 16/01/2018 às 03:20